domingo, 21 de junho de 2009

Análise baixo Felino Bass 6 Cordas - ledur no site baixista.com

O Felino é um dos modelos mais recentes da LEDUR Instrumentos Musicais, empresa que se localiza em Gravataí (RS), e se destaca pelo belíssimo visual somado a um som incomparável.
O modelo pode ser encontrado em duas configurações, de 5 ou 6 cordas.
Vamos nos atentar ao modelo de 6 cordas.

O Felino vem com as seguintes configurações:

MADEIRAS
Braço: Feito em marfim, cabriúva ou sucupira ele é inteiriço tendo sua escala em Rose Wood com 24 ou 22 trastes
Corpo: Feito em cedro do Pará com opção de seu top ser em madeira exótica

HARDWARE.

Ponte: A empresa fabrica sua própria ponte em latão, material pouco usado hoje em dia por grande parte das empresas. Contudo esse detalhe é uma das características dos instrumentos da Ledur pois o latão é um material que contribui em muito com a sonoridade do instrumento.

Tarraxas: Gotoh,blindadas

CAPTADORES E PARTE ELÉTRICA.
Captadores: Seymour Duncan ASB-6S phase I (ponte e braço), Soapbar, 6 cordas

Elétrica: volume, volume, grave, médio, agudo, com uma chave ON/ON, atuando de forma a deixar o instrumento ativo/passivo

Importante

Cor das ferragens (knobs, tarraxas e ponte): preta ou dourada

Acabamento: Poliéster fosco, verniz ou pigmento (pintura)
Cor das ferragens (knobs, tarraxas e ponte): preta ou dourada
Acabamento: Poliéster fosco, verniz ou pigmento (pintura)
Opcionais: canhoto e "fretless”, captadores Bartolini e EMG
Opcionais: canhoto e "fretless”, captadores Bartolini e EMG

O Felino é o que podemos chamar de obra de arte da Luthieria e convidei meu amigo Thomas Gonzaga para falar um pouco desse baixo.


Oquê levou vc a comprar um baixo feito por luthier e porque você escolheu o Felino?Primeiramente, eu já estava cansado de procurar um instrumento que se encaixasse nas minhas exigências. Atualmente, esta muito difícil de encontrar um instrumento de alto padrão, com um preço convidativo. Foi então que procurei a renomada fabrica de instrumentos musicais Ledur!! Após ter conversado com o simpático senhor Francisco, ele me apresentou o protótipo do Felino Bass, achei incrível, fantástico! Esse baixo era perfeito para o que eu estava procurando, e já fazia anos. Encontrei em uma marca nacional o que nenhuma marca internacional poderia me dar. Felino Bass "fala muito". Sei que seu baixo é passivo e ativo me fale um pouco sobre ascaracterísticas de cada som. Em virtude do Felino Bass ser ativo/passivo, ele me abre uma vasta quantidade de possibilidades para o estilo que estou tocando no momento. Em passivo, ele deixa um timbre mais macio, leve, para tocar bossa nova, jazz, fazer acordes "mais tortos". E no ativo, aí a historia muda, ele tem um grave incrivelmente forte, mas ao mesmo tempo, definido. Ele define os agudos de forma que possa deixar de lado qualquer equalizador!!! E, mesmo destacando os agudos e graves, os médios continuam "falando muito". Para o meu estilo musical, o Metal Progressivo, o Felino Bass ligado no ativo, é perfeito! Responde exatamente as minhas exigências e expectativas. Tanto para as técnicas de pizzicato, slap, tapping e sweeping.


Tomás Gonzaga
E quanto a madeiragem como é o acabamento do baixo?A parte da frente é de Canjerana, sendo a madeira exótica do tampão. A parte do braço e de trás do contrabaixo é feita de Marfin, com as linhas centrais do braço de Rouxinho, dando mais sustain e timbre! O acabamento é em verniz fosco. A forma do acabamento é impecável. Desde a construção e timbre do Felino Bass. Em virtude do meu endorsement com a Ledur, fiz algumas modificações do modelo original, mas nenhuma mudança agressiva. Você toca que estilo de som?Quais os estilos que em sua opinião mais seencaixam para o som do seu contrabaixo?Atualmente, estou tocando na banda Daydream XI, de Metal Progressivo. Mas faço gravações com outros artistas e bandas diferentes, de outros estilos, já gravei bossa nova, jazz, pop rock, bolero e samba com o Felino. Este contrabaixo, em virtude da abrangência de timbres que ele pode ter, se encaixa em quase todos os estilos musicais, do samba ao metal. Mas, no meu caso, no meu estilo de musica, ele se encaixou perfeitamente!



LEDUR Felino Bass 6 Cordas

Seu baixo é de 6 cordas. Como é a pegada do braço?Eu pedi um espaçamento um pouco maior, para poder fazer slap com mais tranquilidade. Fica mais fácil para definir acordes e notas, nas técnicas de pizzicat com 3 dedos e tapping em triplo dominio. Em virtude disso, o braço é um pouco alto, mas bem fino! Mas essa é uma exigência minha, a Ledur segue às exigências do cliente. E a parte elétrica dele, me fale um pouca dela?O pré-amp é da própria Ledur, que é fantástico por sinal. O meu Ledur Felino Bass consiste de dois captadores Seymour Duncan®, ASB-6S phase II. Consiste em volume, volume, grave, médio, agudo e uma chave ON/ON, atuando de forma a deixar o instrumento ativo/passivo. Fazendo assim, uma gama de timbres e possibilidades para muitas técnicas e estilos musicais. Tomás agora me fale um pouco de sua vida profissional

Sou contrabaixista ha 12 anos, formado em musica pelas Faculdades EST, em São Leopoldo. Alem de ser endorser dos Instrumentos Musicais Ledur, sou também das Caixas De Som ESTSystem. Atualmente, estou tocando na banda de Metal Progressivo Daydream XI, na qual faço parte a algum tempo. Terminamos de gravar nossa demo este ano, que se chama "Humanity's Prologue" e vamos lançar até a metade do ano, aguardem!!!! Também faço gravações como freelancer, para vários estilos musicais: jazz, bossa nova, bolero, flamenco e metal progressivo. Estou dando aulas particulares de contrabaixo, para alunos iniciantes e avançados, técnicas de pizzicato 3 dedos, tapping e slap.

Tomás Gonzaga

Um comentário:

  1. gostaria de rececber fotos e preços de contrabaixos de 4 5 6 cordas binho_iea@hotmail.com

    ResponderExcluir